quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Primeiro encontro em grande estilo

As formações em educomunicação do projeto Segurança Humana, em parceria com a UNESCO e a UNICEF, começaram na última segunda-feira (27), em Itaquera.A equipe da Viração é responsável pela capacitação em jornal mural e a equipe do Programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação, pela formação em rádio. A ideia é que a galera aprenda a metodologia dessas mídias e, além de levá-las para suas escolas, possa também multiplicar o conhecimento para outros estudantes. Tanto os encontros de rádio quanto os de jornal mural têm como tema a prevenção de HIV/Aids, foco do projeto Segurança Humana, para o qual os adolescentes já receberam formação prévia, que ficou a cargo do Instituto Ecos - Comunicação em Sexualidade.

O primeiro dia de atividades foi um 'esquenta' para apresentar a proposta educomunicativa, conversar a respeito e experimentar algumas possibilidades. O grupo mediado pela Viração contou com a participação de dois adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos - Rafael GA Aricanduva e Vinícius - GA AE Carvalho - que atuaram como co-mediadores no trabalho. Houve leitura e discussão do texto “O barato do jornal mural”, que desencadeou em uma conversa sobre as vantagens desse meio de comunicação. Como proposta de trabalho coletivo, o grupo criou um super cartaz em formato de uma camisinha gigante, contendo textos informativos sobre direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na distribuição gratuita de camisinhas nos postos de saúde, dicas sobre prevenção ao HIV/Aids e dados estatísticos.

A sincronicidade do grupo do jornal mural com o grupo de rádio foi incrível, tanto que a vinheta produzida pelo segundo grupo teve como base a mesma mensagem escolhida pelo primeiro. O grupo de rádio, mediado pelo Programa Nas Ondas do Rádio, já escolheu o nome do programa que irá produzir ao longo dos cinco encontros: “Papo sem Malícia”.


Como parte do pontapé inicial do programa, o grupo já produziu a vinheta de abertura desse programa radiofônico e a vinheta de um dos quadros que irá compor o projeto, nomeado pelos adolescentes e educadores presentes no grupo, como “Se liga na pegada”. Esse quadro terá como objetivo veicular uma dica sobre a importância da prevenção e dos cuidados em relação ao HIV/Aids. Vale ressaltar que a primeira dica, já gravada, informa sobre a possibilidade de qualquer adolescente poder retirar camisinhas, gratuitamente, em todos os postos de saúde públicos.

Aguarde, pois, semana que vem, tem muito mais!

Enquanto isso, aproveite para acessar a galeria de imagens do primeiro encontro:

ACESSE NOSSA GALERIA

Texto por Maria Rehder, Paola Prandini e Vãnia Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário